Há alguns versículos em provérbios que comparam a mulher que fala demaisao infortúnio de viver com os pingos de uma goteira caindo na testa dia apósdia, mês após mês, ano após ano... (ver 19:13).
É um exemplo interessante. Não se aplica só à mulher, mas a qualquer pessoa no relacionamento familiar. A goteira irrita justamente pelarepetição que cansa os ouvidos e altera o humor. Basta lembrar de umatorneira pingando no silêncio da noite tirando o sono e a paciência de quemestiver por perto.
É bom que todos estejamos atentos! Podemos nos tornar "goteiras"insuportáveis. Podemos reclamar com o cônjuge, com os filhos, com os amigos. Observe que a atitude de "goteira" não é saudável por não conduzir a soluções, antes, é uma forma de liberarmos nossas ansiedades sobre os outros. A vida vai passando e nada muda - as relações continuam do mesmo jeito. Às vezes, com os filhos, podemos perceber melhor o que acontece.
Por exemplo, o Marido deixa a roupa jogada no quarto. A esposa (para seguir o texto de provérbios) reclama que trabalha demais, que ninguém lhe ajuda, que faz tudo sozinho, que o Marido é insensível, etc. etc. etc. etc, mas vai e colocaa roupa do Marido pra lavar!
A cena vai se repetir infinitas vezes, ficando os dois acomodados na situação chata - a Esposa se contenta em reclamar; o Esposo se faz de surdo e segue com o mesmo hábito. Ora, em vez de reclamar seria melhor chamar o Esposo, mostrar a roupa e dizer claramente que é dever dele colocar a roupa no cesto de roupa suja!
Se ele não obedecer, ta bom, mais você agiu com sabedoria e mostrou o caminho certo para eliminar goteira. Veja que a solução proposta exige mudança de postura da Esposa e do Marido! O grande problema é que todos queremos que somente os outros mudem! Desejamos continuar como somos e ponto final. Mas o pior não é uma mulher que fale demais o dia todo, reclamando sempre de tudo e de todos.
Somos irritados, costumamos reclamar de tudo, mauhumorados, tensos e estressados? A reclamação repetitiva não leva a soluções, mas demonstra que algo anda errado, que há espaço para correção de rumo.
A Família é um projeto de Deus desde os primórdios da criação. Tanto a ordem no mundo como na igreja dependem da ordem na família. Deus deu regras especificas em relação às responsabilidades de maridos, de esposas e de filhos. Quando essas regras são obedecidas, a unidade familiar se fortalece e cada membro da família se sente realizado e feliz. Quando qualquer uma delas é desobedecida, a família se desestabiliza, podendo até ser destruída. Em muitos lugares do mundo as famílias encontram-se bastante desestruturadas e cheias de goteiras no lar.
se seu casamento, sua casa, se encontar cheia de goteiras, abra os olhos e veja que é hora de trocar o telhado, chega de ficar colocando baldes pela casa.
é hora de mudar de direção, rever alguns pontos e reconhecer onde você esta errando, ore ao Senhor e peça a Deus que te ajude a trocar o telhado do seu casamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário